sábado, 28 de setembro de 2013

A dignidade e sabedoria do idoso

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
Comemoramos nesta data o dia nacional do idoso, momento oportuno para expressar nossa gratidão para com este setor etário tão importante para a sociedade e para as nossas famílias. O Papa Francisco afirmava da necessidade de promovermos a cultura do encontro e da fraternidade intergeneracional face a cultura do descarte e da indiferença que não cuida, ampara ou valoriza o idoso.
 
LEIA MAIS:

Trata-se de defender o envelhecimento com qualidade de vida o que supõe inserir o processo gerontológico numa linha ascensional de vida. Já São Paulo dizia a seu respeito que o homem físico definhava porém, o homem espiritual estava cada vez mais novo. É preciso derrubar mitos, o idoso não é um ser passivo ou inativo, pode contribuir em muito a mudar a sociedade que perdeu a noção dos limites e dos valores, acrescentando a questão do sentido e o sabor das coisas. O idoso pode advertir-nos com Santo Agostinho: "Corres muito, sim, mas fora dos trilhos". 
De fato nossa civilização padece da síndrome da vertigem, corremos, trabalhamos, sobrevivemos, mas tudo isto é vida? Ainda é interessante deixar claro que o idoso não encerrou seu processo de aprendizado vital, com uma inteligência cristalizada e cultural continua compreendendo as coisas na profundidade e verticalidade do eterno, tendo a capacidade de ir para as essências e a intuição da simplicidade fundamental de todas as questões.
O idoso é um cidadão que nos ajuda a descobrir a memória viva das instituições, famílias e prédios, descortinando para nós o encanto da história desconhecida e da singularidade dos momentos que passam e passaram. Para a Igreja eles representam um capital humano precioso, que nos edifica e santifica encorajando-nos sempre a investir na fidelidade, lealdade e amor nos vínculos e no serviço a Deus.
Como Ana e Simeão no Templo, eles são os profetas do sentido da vida e da esperança firme, apontando inequivocamente para a Luz do Mundo, Jesus Cristo o Senhor de todas as idades. Deus seja louvado!
 
FONTE: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário