sexta-feira, 4 de abril de 2014

SANTO


Padre José de Anchieta é santo

290Papa Francisco canonizou através de decreto o Padre José de Anchieta junto com o bispo de Québec, D. Francisco de Laval e a Irmã Maria da Incarnação
Por Redação
ROMA, 03 de Abril de 2014 (Zenit.org) – O Papa Francisco assinou na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, o decreto de canonização do espanhol José de Anchieta, conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo. A assinatura ocorreu durante uma audiência com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. A canonização, não sendo fundada em um recente milagre do Beato, se materializou por um processo chamado “canonização equivalente”.
LEIA MAIS:

As celebrações na diocese de Tenerife, Espanha, sua terra natal, bem como na diocese de São Paulo começaram na quarta-feira, pois a assinatura do decreto estava previsto para o dia 02 de abril.
Na cidade de São Paulo os sinos repicaram na quarta-feira às 14 horas e o cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, manteve o canto do Te Deum na Catedral da Sé e no Pátio do Colégio, na região central da capital, conforme informações das mídias locais.
O arcebispado nivariense informou que os sinos das igrejas das ilhas espanholas que formam a diocese ressoaram nesta quinta-feira em júbilo e ação de graças pela canonização de Anchieta. Na cidade natal do santo, La Laguna, foram colocadas flores na Casa de Anchieta e na escultura da entrada.
“A santidade do grande homem de Deus foi reconhecida”, declarou logo após a assinatura do decreto o Vice-Postulador da Causa, Pe. Cesar Augusto dos Santos, que também é responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.
Junto com o padre José de Anchieta, o Papa Francisco declarou santo o bispo de Québec, D. Francisco de Laval (1623-1708) e santa a Irmã Maria da Incarnação (1599-1672), fundadora de um mosteiro das Ursulinas na cidade de Québec, ambos de origem francesa e mortos no atual Canadá.
A Igreja romana de Santo Inácio sediará em 24 de abril, às 18 horas (horário local), missa em ação de graças pela canonização do Padre Anchieta. O Santo Padre presidirá a solene Eucaristia em que o bispo nivariense, Bernardo Alvarez estará presente, conforme anunciado pela diocese de Tenerife, mas ainda não há confirmação do Vaticano.
Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário