sexta-feira, 26 de julho de 2013

CATEQUESE JMJ

CATEQUESE JMJ (4): "É necessário jovem criar um vínculo intimo com Jesus abandonando tudo aquilo que tem nos escravizado"   
       
DSC02949“O que é necessário para viver um autêntico discipulado cristão?” Esse questionamento motivou a catequese aos jovens peregrinos ministrada pelo bispo da diocese de São Raimundo Nonato (PI), dom João Cardoso, nesta quinta-feira, 25 de julho. Os jovens lotaram a igreja para ouvir as palavras do bispo. Dom João fez questão de enfatizar que o discípulo de Jesus não é aquele que busca aderir uma teoria ou doutrina, mas sim o que adere ao próprio Cristo, pois a Palavra de Deus é uma Pessoa e não um livro ou conjunto de regras. Lembrou, ainda, que é importante que os jovens estejam de uma forma livre e caridosa, em comunhão com Jesus e Sua Igreja, se entregando, completamente, a Ele.
“É sempre bom nos recordarmos do caso do jovem rico que até observava os mandamentos (Mc 10, 17-27). Para aquele rapaz, faltava apenas se livrar daquilo que o aprisionava, se libertar das coisas humanas que os impediam de seguir plenamente e livremente a Deus. É necessário jovem criar um vínculo intimo com Jesus abandonando tudo aquilo que tem nos escravizado. Deus nos quer livres e nos relacionando com Ele como amigos. Ou melhor, o vínculo criado pela fé torna Cristo nosso irmão. Nós, Igreja, pela força desta fé, somos da Família de Deus”, disse Dom João.
Dom João encerrou o momento catequético com uma mensagem simples e direta aos jovens: “Juventude, não se esqueça! O bom discípulo, ou melhor, deve ter sempre como modelo perfeito o mestre que se entregou na cruz por nós e ressuscitou para a nossa salvação: Jesus Cristo. Sejam discípulos! Sejam Missionários!”.
 
CATEQUESE JMJ (5): "trago a benção do Papa para vocês"
VilaIsabelA escola campeã do carnaval 2013 no Rio de Janeiro, Unidos de Vila Isabel, cedeu a sua quadra para as catequeses da Jornada Mundial da Juventude. Cerca de 3 mil jovens de diferentes partes do Brasil acompanham os encontros no local.
Dom Luiz Henrique, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, fez a catequese no local na manhã de quinta-feira, 25 de julho, com o tema "Ser discípulos de Cristo". "Depois de tomar café da manhã com o Papa Francisco, trago a benção dele para vocês", disse o bispo, para alegria dos jovens presentes.
Dom Luiz iniciou lembrando que todos são escolhidos e chamados por Deus. "Temos, assim, um compromisso missionário de viver a fé com alegria". E destacou o testemunho dado pelos jovens no dia a dia.
Os voluntários deste local são da Basílica de Lourdes, na zona norte do Rio. O casal Cleber e Nilia parou suas atividades pessoais para coordenar a acolhida dos peregrinos na quadra da escola de samba. "Estamos aqui com 50 voluntários da paróquia e também de Brasília atuando em serviços diferentes", explica a Nilia.
"Depois de um ano de preparação, vemos que o resultado foi melhor que o ensaio" explica Cleber. "É bonito perceber o interesse dos jovens na programação, inclusive cantando e fazendo perguntas aos bispos nas catequeses", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário