quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Luz Benfazeja e Libertadora da Fé.

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
O Papa Francisco divulgou nestes dias sua primeira Encíclica denominada Lumen Fidei ( a luz da fé ).   Embora foi iniciada pelo antecessor o Papa Emérito Bento XVI, já se advertem inserções próprias e do seu estilo pessoal.   Na introdução expõe o desafio da fé nos dias de hoje, mostrando que não se trata de uma atitude obscurantista nem de uma luz ilusória mas um grandioso dom divino que nos humaniza e nos leva a conhecer a plenitude da verdade.   No capitulo I, inspirado no texto de Jo 4,16 com a frase : "Acreditamos no amor", perpassamos a experiência da fé de Abraão e do Povo de Israel, para chegar a plenitude cristã da fé.  
 No capítulo II, sob o título de : "Se não acreditardes, não compreendereis", iluminado com o texto de Is. 7,9 se desenvolve o caminho da fé como busca da plena verdade em diálogo com a razão, e se apresenta a fé como escuta e visão, integrando o amor cordial como fonte de conhecimento.    No capítulo III, centrado no tema : "Transmito-vos aquilo que recebi", iluminado pelo trecho de 1ª Cor. 15,3  é aprofundada a Igreja como a Mãe da Fé, apresentando os sacramentos e as formulas doutrinais na transmissão da crença, possibilitando a unidade e integridade da fé.     
No  IV e último capitulo com a afirmativa bíblica de Heb. 11,16 : "Deus prepara para eles uma cidade", se consideram as consequências da fé e seus efeitos para a vida da família, para construção da cidade terrena na perspectiva do bem comum, da justiça e da paz; e para um olhar harmonioso e consolador em relação a criação e as situações de doença e sofrimento. Finalmente a fé nos orienta para a eternidade e a passagem definitiva.   
Esta preciosa Encíclica termina contemplando o rosto de Maria Santíssima pois como meditamos em Lc. 1,47: "Feliz Daquela que acreditou”!,  ela configura o modelo de crente e de fé autêntica.   Que Nossa Senhora peregrina e testemunha da verdadeira fé, nos conceda imitá-la na entrega, disponibilidade e compromisso.  
Deus seja louvado!

FONTE: http://www.cnbb.org.br/site/dom-roberto-francisco-ferreria-paz/12363-a-luz-benfazeja-e-libertadora-da-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário