segunda-feira, 6 de maio de 2013

Papa Francisco e Fazenda da Esperança


Papa Francisco
Papa Francisco


Papa lava pés de preso na última quinta-feira santa.
Papa lava pés de preso na última quinta-feira santa.

 Desde a eleição do novo Papa, a Fazenda da Esperança vive um tempo de muita alegria por vários motivos. E de responsabilidade!
O nome do Papa – Francisco – é uma grande alegria por trazer em relevo uma Igreja fransciscana, uma Igreja para os mais afastados dela mesma, uma Igreja para aqueles que mais sofrem, uma Igreja dos mais pobres desse tempo: os viciados, os presos, os menores de rua, os filhos das cracolândias da vida… Francisco significa uma Igreja que é reconstruída através do nosso amor, da nossa vida de fraternidade, do nosso serviço a toda humanidade, através do Evangelho.
O fato dele vir da América Latina é claramente uma honra para nós, que também somos latino-americanos. Por outro lado uma responsabilidade. Desde então o mundo todo, não somente o mundo cristão e católico, olha para nosso jeito de ser Igreja, de ser latino. Devemos mostrar os frutos mais bonitos e maduros da vivência da nossa fé. Como Fazenda da Esperança, como filhos de Francisco e filhos da Igreja, devemos testemunhar como vivemos da fé em nossas comunidades  – Fazendas e GEV – e como a fé é capaz de transformar a vida de tantas pessoas que outrora haviam perdido a fé (e quase a esperança).
A vida e a historia do papa Francisco é muito especial. De fato ele tem um testemunho muito forte de vivência autência da fé desde muito jovem. Não é por acaso que foi nomeado primeiro provincial dos jesuítas na Argentina. Depois arcebispo de Buenos Aires e nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Por fim, os cardeais o acharam digno de ser nomeado Papa.
Para nós, que fazemos e amamos a Fazenda da Esperança, iniciou-se um tempo de grande responsabilidade. Com nossa autenticidade na vivência da fé e do carisma que Deus nos confiou, devemos sustentar o Papa Francisco com nossa vivencia cotidiana e quem sabe, fazer-lhe chegar de alguma maneira nossas experiências de evangelização pessoal e para fora de nossas comunidades, pois como vocês ouviram de alguma maneira, essa foi a reflexão do então Cardeal Bergoglio antes do conclave: fazer a Igreja sair de seus muros para evangelizar, levar a Palavra a todos…
Nosso estilo de viver a fé é algo extraordinária. Talvez não nos damos conta do que isso significa. Vivemos o Evangelho de maneira concreta e o ensinamos a viver a todos que nos procuram para recuperar-se, aos seus familiares e a todos que participam das reuniões do GEV. Ainda existe um número enorme de pessoas que estão conosco e particiam de alguma maneira da nossa espiritualidade. Existem outros que se consagram a isso totalmente. Temos um contributo a dar e não podemos nos omitir, ainda mais agora que o Papa Francisco espera precisa de nós.
E para aqueles que querem viver isso já, tem a oportunidade através de vários meios na Fazenda da Esperança. Procure o GEV mais perto de sua casa, ou participe de algum evento de evangelização promovido pela Fazenda da Esperança nos próximos meses… entre eles está a vinda do grupo internacional católico GENROSSO que está em turnee no Brasil promovendo o workshop FORTES SEM VIOLÊNCIA. Entre em contato conosco através dos telefone (12) 3128 2910 ou pelo e-mail secretaria@fazenda.org.br.
Se querem falar comigo, com alegria também podemos conversar através do e-mail pecesarsantos@fazenda.org.br.
E feliz tempo pascal, que apenas começamos no último domingo!
Deixo aqui a conclusão que o Papa fez em sua catequese nessa quarta, dia 03 de abril… Muito linda e encorajante…
“A vocês digo: levem adiante esta certeza: o Senhor está vivo e caminha ao nosso lado na vida. Essa é a missão de vocês! Levem adiante esta esperança. Estejam ancorados nesta esperança: esta âncora que está no céu; segurem forte a corda, estejam ancorados e levem adiante a esperança.  Vocês, testemunhas de Jesus, levem adiante o testemunho de que Jesus está vivo e isto nos dará esperança, dará esperança a este mundo um pouco envelhecido pelas guerras, pelo mal, pelo pecado. Avante, jovens!”
As palavras simples do Papa nos provocam a viver-las...
As palavras simples do Papa nos provocam a viver-las…

Nenhum comentário:

Postar um comentário