quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa: Sacerdócio, eucaristia e humildade

A Quinta-feira, dia que marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal, reúne três importantes celebrações: a instituição do sacerdócio, da Eucaristia e a missa do lava-pés; todas elas em referência as palavras e gestos de Cristo, durante a última ceia.
Em Seus derradeiros momentos junto aos discípulos, Jesus os convida a emprestar seus olhos, boca, ouvidos, mãos, pés e o coração na continuação da missão redentora. Em lembrança à instituição do sacerdócio, na Quinta-feira Santa, as Igrejas se reúnem em torno do Bispo, como ovelhas junto ao pastor do rebanho. Na ocasião, é realizada também a benção dos Santos Óleos.
As Escrituras sobre a Ceia do Senhor são também a mais antiga descrição da instituição da Eucaristia, pela qual Jesus estabeleceu uma nova aliança, sinalizada pelo pão e vinho, o seu Corpo e o seu Sangue, que perpetua Sua presença entre os cristãos. A entrega completa e fiel, em favor da salvação da humanidade, é ilustrada no lava-pés.
O Verbo Encarnado se ajoelha à frente dos apóstolos e lava os seus pés para lhes ensinar que a vida cristã deve ser fundamentada na dimensão do serviço. As celebrações da Quinta Santa se encerram com o desnudamento completo do altar; cruzes, castiçais e toalhas são retiradas e as imagens cobertas. É o início do luto.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Santuário Basílica

Nenhum comentário:

Postar um comentário