terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PAPA A RABINO:

"Que o horror do Holocausto jamais se repita"




Cidade do Vaticano (RV) – Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, é celebrado o Dia Internacional de comemoração em memória das vítimas do Holocausto. A data foi escolhida para recordar o genocídio dos judeus na Europa no dia em que, em 1945, as tropas soviéticas abateram os portões do campo de concentração de Auschwitz.

Nesta ocasião, o Papa Francisco escreveu uma carta a seu amigo, rabino de Buenos Aires, Avraham Skorka, com o qual publicou em 2010 o livro “O céu e a terra”. A mensagem, escrita a mão, será lida na noite do dia 27, antes do concerto musical “Os violinos da esperança”, no auditório da cidade de Roma.
LEIA MAIS:


“Que todos os que participem deste evento possam se identificar nas lágrimas históricas que nos chegam através dos violinos, e sintam o desejo de se comprometer para que aquele horror não mais se repita, porque constitui uma vergonha para a humanidade”, diz a carta.

“Estou espiritualmente com vocês neste evento, que é por si só, uma mensagem”, assegura Francisco ao amigo, que está em Roma justamente para encontrar o Santo Padre, com uma delegação de líderes da sua comunidade e decidiu prolongar sua estada em Roma para assistir ao concerto.

“Agradeço o Papa por suas palavras, e espero que o diálogo entre judeus e cristãos possa continuar progredindo e dando frutos, num clima de respeito pelas diferentes culturas e tradições, das quais as amigáveis palavras de Francisco são testemunho”, comentou o Presidente das Comunidades Judaicas Italianas, Renzo Cattegna.

Por sua vez, o rabino argentino Skorka se disse satisfeito com a carta e pelo fato que o Papa o autorizou a divulgá-la publicamente, como demonstração dos sentimentos compartilhados por ambos.
(CM)




Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/27/papa_a_rabino:_que_o_horror_do_holocausto_jamais_se_repita/bra-767682
do site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário